Pesquisar neste blogue

domingo, 2 de outubro de 2016

Investigar-se a poluição em todo o Concelho de Torres Novas 2 - Ver o outro artigo, A Fabriólio e os outros poluidores. Qual a diferença?

POLUIÇÃO EM TORRES NOVAS- Ribeira da Boa Água
Obrigado ao jornal O Mirante pela sua independência em relação a este assunto fracturante regional.
Não quero de forma alguma colocar-me em bicos de pés, mas em verdade, durante demasiado tempo , ninguém apresentou sugestões a não ser eu aqui no  blog. Algumas possibilidades são até caricatas de tão óbvias que são!.
É verdade que esta sugestão de se limpar a linha de água,(Ribeira da Boa Agua) conhecida pelos piores motivos, não é minha e até foi aflorada/discutida , penso eu, pelo anterior Executivo(de Torres Novas). Bem, as questões principais mantêm-se e são as seguintes:
1 - Se existem diversas empresas a poluir porque razão algumas pessoas terão tanto medo de que se investigue tudo, mas mesmo tudo, e isso incluiu o próprio Estado Português que é um dos poluidores/prevaricadores em Torres Novas?!Toca a ser tudo investigado. Mas para já não vejo muito interesse das Entidades Oficiais em investigar apesar de eu já ter publicado uma lista com cerca de 40 nomes que estão a poluir a Ribeira da Boa Água e o Rio Almonda em Torres Novas. Já concluí que só no distrito de Santarém tem mais um zero no mínimo,(400...) de empresas a poluir o domínio hídrico.Só é preciso é um pouquito de coragem do Diap e do Igamaot versus Apa, para isto ser tudo investigado.
https://sos-riotejo.blogspot.pt/…/lista-dos-poluidores-em-t…2 - Se a Fabriólio investiu em ETARs/Ambiente obrigada pela nossa pressão popular e pelo anterior Governo, então os parâmetros que foram impostos há um ano atrás (Set 2015) já não estão correctos?
3 - Então porque é que este grau de exigência não é extensível a todos os que poluem neste Concelho e que a maioria já estarão identificados? Para quem não sabe há diversas empresas a trabalhar com fabrico e/ou recuperação de óleos alimentares e que qualquer empresa destas será sempre um potencial poluidor. Há uma abordagem enviesada em relação a esta questão ambiental de Torres Novas e por isso tenho denunciado de forma sistemática às nossas Autoridades esta situação completamente anacrónica.
4 - Já agora o princípio do encerramento de empresas nunca foi principio de nada, caso contrário também se pode colocar a questão ao contrário. Porque razão foi exigido (e cumprido) um pesado caderno de encargos à Fabriólio? Este Caderno imposto pela Apa/Ministério do Ambiente, não foi o mais correcto em 2015? E agora com este novo Governo já irá estar correcto(2016)? Ou a exigência do IAPMEI de se voltar atrás será também incompleta? E será justo modificar regras a meio do jogo? Ou alguém procura ficar com a quota de mercado desta tal Fabriólio? Será isso?
5 - E já agora, o principio do poluidor pagador + as tais medidas cautelares do D. Lei 226-A/2007 está a ser executado em todo o Território Nacional, incluindo Porto, Aveiro, Estarreja,Palmela, Sever do Vouga, Vila Velha de Ródão e algumas Autarquias do distrito de Santarém? E esse "principio" do encerramento também foi seguido em Vila Velha de Ródão? A Celtejo foi encerrada? A Centroliva foi encerrada? A própria Câmara de Vila Velha de Ródão como um dos principais poluidores foi encerrada? Uma certa empresa de carros de Palmela foi encerrada? A Caima em Constância alguma vez foi encerrada? A Portucel em Cacia foi encerrada (pertencente ao mesmo grupo Altri)? Se não, então é porque eu tenho razão nas minhas sugestões e que agradeço, de resto, por algumas já estarem a ser ventiladas na comunicação social, pedindo por isso a todos e em especial a Membros do Governo, Autarquias e Órgãos de Tutela que as releiam. Sou a favor até dum possível aumento de exigências mas de forma articulada, abrangente, inclusiva e não aleatória patrocinada por grupos de pressão já identificados. A opinião expressa pelo Senhor Secretário de Estado do Ambiente Engº.Carlos Martins, vai também nesse sentido, criar-se uma base de dados para saber-se quem faz o quê e então avançar-se para um plano para toda a Bacia do Almonda. Além disso é também assim que se faz noutros Países...em situações análogas de poluição,investiga-se, planeia-se e executa-se e não o contrário!
6 - Nestas minhas sugestões está lá matéria- mais que suficiente- para se resolver esta questão ambiental em Torres Novas.
Obrigado a quem ler e fiquem bem
https://sos-riotejo.blogspot.pt/…/torres-novas-sugestoes-pa…